Seguro Garantia Licitação

Uma alternativa simples para participar de licitações.

Seguro Garantia Licitação

É a alternativa mais simples e segura para a empresa que participa de uma licitação, pública ou privada, onde o edital exige a apresentação de uma garantia que normalmente é de 1%.

É uma modalidade de garantia prevista na Lei 8.666/93, que poderá ser exigida nas contratações de obras, serviços e compras.

Valor mínimo deste seguro é a partir de R$ 150,00

Por que RIT Seguros?

Atendimento especializado;

Contratação rápida e sem burocracia, apólice emite no mesmo dia;

Cotação com as melhores seguradoras do mercado.

Qual o custo do Seguro Garantia Licitante?
O valor do Seguro Garantia Licitante normalmente fica o valor mínimo das seguradoras que varia de R$ 150,00 a R$ 190,00 por apólice. Este valor pode alterar conforme o valor total do edital e validade da proposta que implica na vigência do seguro. 

O seguro é precificado por taxa ao ano, normalmente a taxa fica em torno de 0,40% a 2,00% ao ano sobre o valor a ser garantido, mas podem variar de acordo com o perfil da empresa a ser consultada e ser inferior ou superior a essas taxas.


Conheça melhor as vantagens do produto

Melhor custo-benefício: Em relação às demais formas de garantia, é a que tem o valor mais justo, em comparação à fiança bancária, por exemplo.

Não toma limite de crédito e não vincula capital de giro e é de fácil contratação;

Contratação rápida: A apólice de Seguro Garantia pode ser emitida, inclusive, no mesmo dia, após a entrega dos documentos solicitados pela seguradora.

Segurança: garantia fornecida por seguradora de primeira linha e especializada no segmento;

Estrutura Básica

Tomador

É a pessoa jurídica que contrata o seguro junto à Seguradora para garantir ao Segurado o cumprimento das obrigações assumidas.

Segurado

É o potencial credor da obrigação, ou seja, o órgão público ou empresa privada que está realizando a licitação. O Segurado é o beneficiário da apólice.

Garantidor

É a Seguradora, empresa devidamente autorizada junto a SUSEP a emitir apólices para garantir as obrigações de um tomador perante um contrato, licitação, processo judicial e etc.

Principais Seguradoras Parceiras

Perguntas
frequentes

É uma modalidade de garantia prevista na Lei 8.666/93, que poderá ser exigida nas contratações de obras, serviços e compras. O Seguro Garantia para licitação tem o objetivo de garantir a indenização, até o valor fixado na apólice, pelos prejuízos decorrentes da recusa do tomador vencedor do processo licitatório, em assinar o contrato principal nas condições previstas no edital, dentro do prazo estabelecido.

Primeiramente, porque o Seguro Garantia Licitante oferece melhor custo-benefício. O Seguro Garantia Licitação possui valores abaixo dos seus concorrentes – fiança bancária e depósito caução, por exemplo – o que ajuda a manter a saúde financeira da empresa.

O valor do Seguro Garantia Licitante normalmente fica o valor mínimo das seguradoras que varia de R$ 150,00 a R$ 190,00 por apólice. Este valor pode alterar conforme o valor total do edital e validade da proposta que implica na vigência do seguro. 

O seguro é precificado por taxa ao ano, normalmente a taxa fica em torno de 0,40% a 2,00% ao ano sobre o valor a ser garantido, mas podem variar de acordo com o perfil da empresa e ser inferior ou superior a essas taxas.

O valor mínimo deste seguro é a partir de R$ 150,00.

A vigência, como nos outros tipos de seguro, representa período do início ao fim da duração das coberturas contratadas. No caso da apólice de Seguro Garantia Licitante, ela será igual ao prazo estabelecido no edital. 

O Seguro Garantia Licitante é direcionado para empresas que irão participar de editais que é exigido o seguro garantia licitante. 

A Lei Federal 8.666/93 instituiu normas para licitações e contratos da Administração Pública que pode exigir dos licitantes, desde que previsto em edital, apresentação de garantia(s). A garantia da proposta pode ser exigida de todas as empresas que participam de um edital licitação e a garantia contratual, apenas do licitante vencedor. Para isso, basta realizar a leitura completa do edital e identificar se há exigência de garantia(s).

A contratação do Seguro Garantia Licitante é realizada por intermédio de uma corretora de seguros, que fará a cotação da apólice com base nas informações fornecidas pela empresa. 

É necessário ter em mãos os dados do edital da licitação em que se deseja participar. Essas informações são essenciais para cotar e contratar a apólice de Seguro Garantia.

É caracterizado como sinistro quando a empresa não assinar o contrato mantendo a proposta que a consagrou vencedora da licitação.

Por que escolher a RIT Seguros?

Sabemos que seu tempo é valioso, por isso, nos dedicamos a cuidar de todas as etapas complexas para você. Nossa solução foi desenvolvida para simplificar e facilitar a escolha do seu seguro, proporcionando um processo de cotação que é rápido, moderno e transparente. Assim, você pode se concentrar no que realmente importa: seus negócios.

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